Inipi também conhecido como tenda de purificação é uma das mais antigas práticas cerimoniais dos nativos americanos. Também conhecida como tenda do suor, ainda que essas referências não expressem a real dimensão e propósito desta cerimônia. O indivíduo vivencia uma prática ancestral que propicia o conexão com as forças dos quatro elementos.
A tenda é construída seguindo um protocolo tradicional: oferecer tabaco às pedras a serem utilizadas, além da construção do fogo sagrado e montagem do altar. até mesmo cobrir a própria tenda é feito com reverência. As pedras escolhidas são colocadas na fogueira localizada a poucos passos da entrada alinhada ao portal. Quando o fogo está aceso e as pedras aquecidas, os participantes entram na tenda. O líder pedirá que as pedras sejam trazidas até a entrada e colocadas no pequeno buraco no centro da tenda. A porta é fechada, cantos e orações são oferecidos e esse processo se repete quatro vezes. No final da quarta porta, é feita a oração final encerrando a cerimônia.
Para os nativos do norte, o Inipi representa o ventre da mãe Terra e é um local onde se busca purificar a mente, o coração, o corpo e o espírito.
Fora das terras indígenas, as pessoas realizam esta cerimônia utilizando-a para retiros ou oficinas de fim de semana. Para os indígenas, é um local de cura e reabilitação. Em muitos casos, a tenda é utilizada em instituições federais e estaduais, hospitais, programas de dependência de álcool e drogas , violência doméstica e centros juvenis como parte de seus planos de tratamento.
Quando o protocolo adequado é seguido, é possível conectar-se com os 4 elementos sagrados, terra, água, ar e fogo. Estas são as forças geradoras e sustentadoras da vida, o centro de todas as coisas. É neste lugar que acontecerão curas verdadeiras e profundas.
Inipi é poderoso, uma prática ancestral de purificação, cura e auto-empoderamento que transcende além de uma simples tenda de suor.